ACESSO À
INFORMAÇÃO
Radar da transparência
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Biografia

Leandro Ferreira de Oliveira, popularmente conhecido como Leandro Moura, nasceu na cidade de Goiás, em 27 de fevereiro de 1986. Filho de Benedita Maria Ferreira e Divino Ferreira de Oliveira, Leandro passou a infância brincando com seu irmão Ricardo, primos e amigos pelas ruas do Setor Redenção e nas proximidades do Rio das Pedras, onde Leandro era uma criança enérgica e feliz. Apaixonado por cultura, artes e apresentações musicais desde pequeno, Leandro participou de algumas apresentações de dança em Itaberaí.

Após receber o diagnóstico precoce de que perderia sua visão devido ao glaucoma, Leandro iniciou sua luta contra a doença crônica degenerativa. Ele conseguiu manter sua visão até sua idade de 25 anos devido a procedimentos cirúrgicos. Mesmo tendo que se adaptar a um novo estilo de vida, lutou com bravura contra o preconceito e as adversidades surgidas em sua vida. Além disso, independentemente da nova realidade que o rodeava, não abandonou os estudos e seus sonhos. Mesmo frequentando escolas públicas desde a infância, concluiu o ensino médio e logo após iniciou o curso superior em Direito, no qual está se graduando.

Leandro nunca compactuou com as injustiças e desigualdades existentes em nossa sociedade e se viu no papel de proteger e amparar outras pessoas com deficiência no município de Itaberaí. Ele ofereceu aulas gratuitas de Braille como forma de incentivo e amparo para aqueles que necessitavam. Em 2013, Leandro Moura fundou a ADIM (Associação das Pessoas com Deficiência de Itaberaí e Municípios), que está ativa até os dias atuais e ganhando um destaque inestimável na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Leandro encontrou sua aptidão na área da saúde, pois foi participante assíduo de conselhos e reuniões, representando o Estado de Goiás como Delegado na Conferência de Saúde, na esfera estadual e federal. Implantou planos de assistência social e foi coordenador dos usuários de assistência social dos estados que compõem a região Centro-Oeste do país (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Leandro Moura foi reiteradamente participante em todos os âmbitos que se refere à inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, dispondo de exemplos na área da educação, saúde, acessibilidade e inclusão. Em 2016, tornou-se Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itaberaí, conduzindo-o com maestria e destreza e sentindo-se agraciado por ter direcionado o Conselho junto aos seus nobres amigos.

Em 2020, Leandro Moura sucedeu o referido cargo a seu inestimável amigo, Dr. Antônio Viana Neto, eleito como presidente do Conselho Municipal de Saúde por meio de votação. Visto que Leandro Moura tinha como finalidade ocupar o seu assento na cadeira de legislador na Câmara Municipal de Itaberaí, tornou-se o primeiro Vereador com deficiência visual no município de Itaberaí, estando presente e atento às demandas e solicitações levantadas pela população. Comumente, Leandro Moura dispõe seu tempo em acolitar o próximo, pois, como cristão, segue os ensinamentos que Deus nos deixou.

Competências

Regimento Interno — Art. 7º. Compete ao vereador:

I – participar de todas as discussões e deliberações do Plenário;

II – votar na eleição da Mesa e das Comissões Permanentes;

III – apresentar proposições que visem ao interesse coletivo;

IV – concorrer aos cargos da Mesa e das Comissões;

V – usar da palavra em defesa ou em oposição das proposições apresentadas à deliberação do Plenário.